Open call art2act® - Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto

Apresentação de art2act®️
A art2act®️ surge para apoiar artistas emergentes no seu processo de profissionalização, tratando ao mesmo tempo de gerar um impacto positivo nas comunidades que os inspiram. Desta forma, a plataforma desenvolve-se em três pilares:

O primeiro, do qual a iniciativa nasce, tem como objetivo potencializar o apoio, reconhecimento e crescimento de artistas plásticos.
O segundo, gerar um impacto positivo na comunidade, passa pela doação de 7% de cada venda a uma ONG escolhida pelo(a) artista.
Finalmente, o terceiro pilar da art2act® ️centra-se no acompanhamento de entidades públicas e privadas que pretendem adquirir arte.

Apresentação de AEFBAUP
A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é o órgão representativo dos estudantes, tendo como principais objetivos, promover o trabalho artístico dos estudantes, defender os seus direitos e reivindicações e servir como elo de comunicação entre o corpo estudantil e a instituição. Através do desenvolvimento de ciclos de conversas e palestras com Artistas, Designers, Professores, Estudantes, entre outras personalidades do mundo da arte, sobre diversos temas, organização e dinamização de workshops, feiras de artistas, exposições, etc., a AEFBAUP pretende comunicar com a comunidade, proporcionando novas oportunidades e aprendizagens.

Texto sobre a iniciativa
No contexto da sua mais recente colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (@aefbaup), a art2act®️ abrirá uma open call entre os dias 12 de Julho e 15 de Agosto de 2021 dirigida a todos estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, de forma a expor, promover e vender as suas obras na plataforma www.art2act.org.
Em linha com as suas missões, a art2act® cria esta ação para dar voz aos estudantes, oferecendo-lhes uma oportunidade de visibilidade e de venda num espaço online dedicado à promoção de artistas emergentes.
Aos selecionados no contexto da open call, ser-lhes-á oferecido um perfil e um espaço online de exposição. Além disso, terão a oportunidade de expor os trabalhos selecionados na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no contexto da Semana de Receção da AEFBAUP, a decorrer entre 13 a 17 de setembro de 2021, assim como a participação numa exposição coletiva de VR (realidade virtual).

Formulário de candidatura
https://forms.gle/WsLt31Wc1Xj49Yn56

 

 --

Open call art2act® - AEFBAUP: Regulamento

Artigo 1 - Objeto
Esta open call deriva da iniciativa de art2act® (www.art2act.org), em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (AEFBAUP). A iniciativa destina-se aos estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e nasce para dar voz a novos criadores, promovendo e vendendo obras originais de 12 estudantes selecionados através da plataforma www.art2act.org, um espaço online dedicado à promoção de artistas emergentes.
Aos estudantes selecionados no contexto da open call, ser-lhes-á oferecido um perfil e um espaço online de exposição. Além disso, terão a oportunidade de expor os trabalhos selecionados na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, no contexto da Semana de Receção da AEFBAUP, a decorrer entre 13 a 17 de setembro de 2021, assim como a participação numa exposição coletiva de VR (realidade virtual).

Artigo 2 - Apresentação dos Órgãos
A art2act® é uma plataforma que exibe e vende obras de arte criadas por artistas emergentes, que trata de gerar um impacto positivo na comunidade. A entidade nasce para apoiar artistas emergentes, posicioná-los no setor e vender a sua arte. O acesso e usufruto do website são gratuitos, existindo apenas uma comissão por venda. Esta comissão corresponde a 25% do preço total da obra, sendo que 7% dessa mesma comissão será doada a uma organização (ONG) selecionada pelo artista.
A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto é o órgão representativo dos estudantes, tendo como principais objetivos, promover o trabalho artístico dos estudantes, defender os seus direitos e reivindicações e servir como elo de comunicação entre o corpo estudantil e a instituição. Através do desenvolvimento de ciclos de conversas e palestras com Artistas, Designers, Professores, Estudantes, entre outras personalidades do mundo da arte, sobre diversos temas, organização e dinamização de workshops, feiras de artistas, exposições, etc., a AEFBAUP pretende comunicar com a comunidade, proporcionando novas oportunidades e aprendizagens.

Artigo 3 - Apresentação de Candidaturas
A Open Call decorre entre os dias 12 de Julho e 15 de Agosto de 2021, e é dirigida a todos os estudantes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Para efectuar a candidatura, os interessados deverão responder ao formulário aqui disponível, no qual se incluirá a seguinte informação:

Nome completo;
Nome artístico;
Endereço de e-mail;
Número de telemóvel;
Número de estudante;
Currículo Artístico;
Portfólio com 3 - 5 obras;
Técnicas/Materiais e preços das obras.

Nota: Todas as alíneas devem constar no documento, a inexistência de alguma exclui automaticamente a candidatura. Só serão aceites as técnicas de artes plásticas e/ou visuais tais como: pintura, escultura, fotografia, arte digital (técnicas criativas visuais que utilizem tecnologia digital), desenho e colagem. Para os alunos com dúvidas sobre como tabelar os preços das suas obras, recomendamos o contacto prévio com a art2act® através de: business@art2act.org 

Artigo 4 - Prazo de Entrega de Candidaturas
A candidatura para a open call terá o seu termo a 15 de agosto de 2021, às 23:59h. Qualquer candidatura entregue após a data e hora mencionadas será automaticamente excluída.

Artigo 5 - Seleção das Candidaturas
Todas as candidaturas submetidas serão tomadas em consideração pelos júris responsáveis da presente ação e analisadas de acordo com as 12 vagas disponibilizadas. Os júris submetem-se ao direito de excluir candidaturas que não respeitem os requisitos de submissão. Os aspectos mais valorizados da seleção incidem nos seguintes pontos:
Grau de originalidade;
Qualidade técnica;
Inovação do processo criativo;
Biografia.

A equipa de júris designada para o efeito é constituída por: (equipa por constituir)
Art Advisor: Leonor Castro (Lisboa)
Art Advisor: Irene Benette (Madrid)
Art Advisor: Felipe Sangareau (Paris)
AEFBAUP
Professora da FBAUP: Inês Moreira

Artigo 6 - Resultados da Open Call
Os resultados da seleção serão comunicados dia 20 de agosto de 2021 diretamente aos participantes pelo endereço de e-mail com o qual a candidatura foi submetida, bem como afixados na plataforma da art2act e nas páginas de Facebook e Instagram da AEFBAUP e da art2act. Juntamente com os resultados, serão indicadas a(s) data(s) e os procedimentos necessários para entrar na plataforma www.art2act.org.

Artigo 7 - Casos Omissos e Dúvidas
Qualquer situação não contemplada e/ou reportada neste regulamento será tratada e resolvida pela art2act®: info@art2act.org

Se, após a leitura atenta do Regulamento persistirem dúvidas, poderá contactar a art2act® e/ou a AEFBAUP através das seguintes vias:
info@art2act.org
ae@fba.up.pt
Instagram art2act® - @art2act
Facebook art2act® - @weareart2act
Instagram AEFBAUP - @aefbaup
Facebook AEFBAUP - @belas.artes.ae