Sobre a iniciativa Open Call


No contexto da sua mais recente colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, a art2act®️ abriu uma open call desde o dia 19 de Fevereiro a 19 de Março para todos os alunos da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, de forma a expor, promover e vender as suas obras na sua plataforma - https://www.art2act.org/

A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa, ao ser introduzida como um órgão representativo dos alunos, tem como principal objetivo nesta colaboração, proporcionar novas oportunidades e facultar um elo de comunicação entre alunos e a esfera artística.

Em linha com a sua identidade, a art2act® criou esta ação de modo a dar voz aos alunos, oferecendo-lhes uma oportunidade de visibilidade e venda num espaço online dedicado à promoção de artistas emergentes. Aos alunos selecionados, no contexto da open call, serlhes-á oferecido um perfil e um espaço online de exposição, assim como a participação numa
exposição coletiva de VR (realidade virtual).

 

A art2act®️ responde às necessidades dos artistas e das entidades que os desejem apoiar
através da aquisição de arte, tentando sempre proporcionar um impacto positivo em
diferentes comunidades, desenvolvendo-se assim em três pilares:


1. A iniciativa nasce, tendo como objetivo potencializar o apoio, reconhecimento e crescimento de artistas plásticos. A art2act®️ estabelece-se como um verdadeiro aliado tanto para criadores confirmados, como para artistas emergentes.

2. Gerar impacto positivo na comunidade. Deste modo, a art2act®️ oferece 7% da sua margem a uma ONG escolhida pelo artista, valorizando a obra e a mensagem transmitida pelo mesmo, e apoiando a comunidade que o inspira e rodeia.

3. A art2act® centra-se no acompanhamento de entidades públicas e privadas que pretendem adquirir arte no marco de investimentos, da sua responsabilidade social corporativa (RSC) ou como parte de estratégias de branding.

 

Regulamento - Open Call

A art2act® em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas Artes de Lisboa une-se em prol de um projeto que visa promover o trabalho de artistas emergentes desta mesma instituição.

 

Artigo 1 - Objeto
Esta Open Call é uma iniciativa da art2act® (www.art2act.org) em colaboração com a Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa (@aefbaul). A iniciativa destina-se a todos os alun@s da Faculdade de Belas-Artes, e tem como objetivo promover e vender obras originais de 12 alun@s selecionados, através da plataforma https://www.art2act.org/, um espaço online dedicado à promoção de artistas emergentes. Aos alun@s selecionados, será oferecido um perfil e um espaço online de exposição, possibilitando vendas através de uma plataforma de pagamentos segura. Será também, oferecido um lugar numa exposição colectiva em VR (virtual reality) através de uma obra
selecionada de cada artist@.
Nota: Só serão aceites as técnicas tais como: pintura, escultura, fotografia, digital art,desenho e colagem.


Artigo 2 - Apresentação dos Órgãos

A art2act® é uma plataforma desenvolvida para exibir e vender obras de arte originais de artistas emergentes, enquanto gera um impacto positivo na comunidade. A entidade nasce para apoiar artistas emergentes, posicioná-los no setor e vender a sua arte. O acesso e utilização do website é gratuito, existindo apenas uma comissão por venda. Esta comissão corresponde a 25% do preço total da obra, sendo que 10% dessa mesma comissão será doada à associação Socorrer a Linha Da Frente (@movimento_slf). A Socorrer a Linha da Frente foi criada para prestar ajuda aos profissionais de saúde na

linha da frente do combate contra a COVID-19. A Associação de Estudantes da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa é o órgão representativo dos alunos, tendo como principal objetivo defender os direitos dos alunos e servir como elo de comunicação entre alunos e a instituição. Através de conversas com artistas, designers, professores, alunos, workshops, feiras, exposições, etc., pretendemos comunicar com a comunidade, proporcionando novas oportunidades e aprendizagens.


Artigo 3 - Apresentação de Candidaturas
A Open Call decorre entre os dias 19 de Fevereiro e 19 de Março, sendo dirigida a tod@s os alun@s da Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. Para efetuar a candidatura, deverá ser enviado um PDF (máx 15 MB) para info@art2act.org e geral@aefbaul.com, onde se encontra a seguinte informação:
1. Nome completo;
2. Número de alun@;
3. Breve biografia;
4. 3 fotografias de 5 a 7 obras;
5. Técnicas e preços das obras.
Nota: Todas as informações deverão estar presentes no documento. A inexistência de alguma alínea exclui automaticamente a candidatura.


Artigo 4 - Prazo de Entrega de Candidaturas
A candidatura para a Open Call terá o seu término no dia 19 de Março, às 23h59. Qualquer candidatura entregue após a data mencionada será automaticamente rejeitada e excluída.


Artigo 5 - Seleção das Candidaturas
Todas as candidaturas submetidas serão tomadas em consideração pelos júris
responsáveis da presente ação e analisadas de acordo com as 12 vagas disponibilizadas. Os júris submetem-se ao direito de excluir candidaturas que não respeitem os requisitos de submissão. Os aspectos mais valorizados da seleção incidem nos seguintes pontos:
- Grau de originalidade e qualidade artística
- Inovação do processo criativo
- Biografia.

A equipa de júris designada para o efeito é constituída por:
- Art Advisor: Felipe Sangareau (Paris)
- Art Advisor: Leonor Castro (Lisboa)
- Art Advisor: Irene Benette (Madrid)
- Art Advisor: Nicoletta Gutu (Lisboa)
- Art Advisor: Débora Brito (Lisboa)

 

Artigo 6 - Resultados da Open Call
Os resultados da seleção serão comunicados dia 21 de Março diretamente aos
participantes pelo endereço de e-mail ao qual a candidatura foi submetida. Juntamente com o resultado, será indicado a(s) data(s) e os procedimentos necessários para entrar na plataforma https://www.art2act.org/

 

Artigo 7 - Casos Omissos e Dúvidas
Qualquer situação não contemplada e/ou reportada neste regulamento será tratada e resolvida pela art2act®: info@art2act.org
Se, após a leitura atenta do Regulamento persistirem dúvidas, poderá contactar a art2act® e/ou a AEFBAUL através dos seguintes modos:
info@art2act.org
geral@aefbaul.com
Instagram art2act® - @art2act
Instagram AEFBAUL - @aefbaul
Facebook art2act® - @weareart2act
Facebook AEFBAUL - @aefbaul

Boa sorte!

join us and lead the change.
buy art, generate impact.